30 maio 2006

Visita à Associação Protectora da Criança

Ontem a ida de Mão a Mão teve como destino a Associação Protectora da Criança, de Valadares, instituição que beneficiou do valor angariado com o leilão de Fevereiro (€57,00). Com este montante foi comprado material escolar básico para as crianças internas da instituição.
Na bagagem levámos material para fazer fantoches de dedo, alguns brinquedos feitos pel'Os Malmequeres, um bolo (que a Carla ofereceu) para adoçar a boca da criançada e, finalmente, já embrulhado, o material escolar.
A nossa chegada foi recebida pelas crianças da instituição que estão a frequentar o 1.º ciclo, as quais nos envolveram de beijos e abraços ao mesmo tempo que se iam apresentando.
No meio de tanta alegria, devido a pessoas de fora os visitarem, foi um pouco difícil acalmar os ânimos.
A pouco e pouco foram-se concentrando na actividade que iriam realizar - os fantoches de dedo. Nesta actividade tentámos sempre apoiá-los no corte e colagem dos tecidos e dos restantes adereços. Este mini atelier teve como resultado fantoches lindos e criativos, em que nenhum detalhe fora esquecido. Enquanto algumas crianças faziam o seu fantoche, outras brincavam com os brinquedos d'Os Malmequeres.
Pelo meio deste pequeno atelier as crianças lancharam e para finalizar o lanche em grande comeram um pedaço do bolo.
Após a realização dos fantoches, distribuímos a tão esperada surpresa - as prendas. As crianças internas é que as desembrulharam, uma vez que o material era para elas.
Finalmente, despedimo-nos das crianças, as quais não se fartaram de perguntar: " Oh menina, quando é que nos visitas outra vez?".
Talvez o Projecto Mão a Mão seja bem mais do que angariar fundos para oferecer a instituições. É tentar fazer com que as nossas visitas proporcionem um dia diferente e mais alegre na vida destas crianças.
Talvez seja uma forma de continuar a apostar nas relações humanas: a relação dos artesãos com os utentes e com os funcionários; e, finalmente, a relação que se tem estabelecido entre os artesãos que abraçaram a iniciativa com todo o carinho.
(logo que tenha as fotografias, colocá-las-ei de modo a legendar este dia de tantas emoções)