07 fevereiro 2007

Visita à CRIAL



Na sexta-feira, 2 de Fevereiro, em nome do Projecto Mão a Mão estive em Almeirim, na CRIAL, instituição que beneficiou do valor do Leilão de Setembro de 2006. Para todos os interessados em conhecer um pouco melhor a instituição poderão ver a actualização que foi feita à Caracterização da Instituição.

Houve, por parte de todos da instituição, uma abertura enorme, que mostraram todos os pequenos cantos da instituição, ao mesmo tempo que me iam colocando a par do funcionamento da CRIAL.

Assim, a CRIAL acolhe pessoas portadoras de deficiência mental, dando resposta a três valências: Intervenção Precoce, Escola de Educação Especial e CAO - Centro de Actividades Ocupacionais. A Intervenção Precoce é a única valência que não funciona nas instalações da instituição.

A visita teve início na zona dedicada à valência Sócio-Educacional, a Escola de Educação Especial, que tem, neste momento, 23 alunos. Uma das alunas fez as honras da casa com a sua boa disposição, ao apresentar os colegas da sua sala de aula.

De seguida, dirigimo-nos ao CAO, o qual está dividido em duas áreas: texteis e cestaria. Os utentes desta valência estão divididos em dois grupos, os quais rodam, semanalmente, pelas duas áreas. Ambos os grupos me explicaram o que estavam a fazer naquele momento.

Como exemplo do trabalho que eles fazem nestas duas áreas é o Cesto e um pompom em lã que me ofereceram no fim da visita!


Outra das actividades realizada na instituição, que achei especialmente deliciosa é que, em cada aniversário, juntam-se todos na cozinha e com uma monitora fazem o bolo de aniversário do colega aniversariante. Na altura de cantar os parabéns há sempre um momento de partilha, pois todos puderam participar na realização do bolo.
Para finalizar a visita foi, então, oferecido a uma das responsáveis o valor do Leilão de Setembro, ou seja €50,00, tendo sido, posteriormente, passado o recibo que foi enviado por correio.

Sem comentários: